Meu Perfil
BRASIL, Mulher



Histórico


Outros sites
 Luluzinha.com
 Chiquitim Dandô
 Linux
 Organização FENIX
 Saber fazer está na moda
 Gravuras
 Guia Textil
 Costura Perfeita
 Cores - Verão 2007/2008
 300 de de história do Tecido
 Museu do Sapato
 Moda revenda
 Moda V.xame
 La Reina Madre - Bolsas
 Elisângela Rosa - Modelagem
 Modelagem Industrial brasileira


 
Caderno de Campo


Trabalho Final - confecção de uma roupa

Processo de confecção

Ingrid e Vanessa arrumando os moldes para corte do vestido.






Elas a todo tempo colaboraram uma com a outra. Conseguiram um ótimo resultado.

Vestido da Vanessa


Vestido da Ingrid



Camila fez uma linda jardineira







Jaqueline fez um vestido






Escrito por Luciana Bolognini às 19:33
[] [envie esta mensagem] []



Aulas de modelagem

Nas aulas de modelagem fizemos os traçado da modelagem plana. Iniciei com a construção de bolsos, fizemos 5 tipos. coloquei um diagrama com os bolsos na parede, para ficar como referência. Também houve a interpretação do modelo, porém desta vez utilizei apenas desenhos de diversos modelos de roupas.
Depois fizemos o diagrama da saia, blusa e da calça. Para todas as modalidades traçamos o diagrama base e em seguida fizemos a adaptação de modelo. Na hora da adaptação de modelo da calça usaram o diagrama de bolsos para definirem o tipo de bolso que adotariam.


Passado toda essa formação, faltando 4 semanas para o término das atividades, já estávamos no final do curso. Propus para as alunas a confecção de uma roupa. A livre escolha delas... livre mesmo, não precisava estar relacionada com o tema do trabalho de criação.

Nem todos fizerem... isso eu já sabia... desde muito cedo percebi quem era afim e quem não era. Mas a questão era que todos estavam juntos na mesma turma, entretanto com interesses diferentes. E devido a todos os conflitos que ocorreram a turma estava desanimada... sem motivação. Tentei as mais diversas formas para envolver o grupo com o conteúdo do curso. Acredito ter conseguido um boa adesão. E aqueles que se mostraram interessados puderam ao longo do percurso experimentar formas de fazer e resultados. Reconhecendo a si próprio como um ser capaz de produzir muita coisa, um produção que traz consciência, de si e do valor do seu trabalho.


Escrito por Luciana Bolognini às 19:05
[] [envie esta mensagem] []



No meio de tudo isso houve exercícios para aprender determinados procedimentos.

Pregueados, bainha, franzido, aplicação de galões e sianinhas para ornamentação, alguns tipos de bolsos, colocação de elástico.







Escrito por Luciana Bolognini às 18:56
[] [envie esta mensagem] []



Processo Criativo


Propus para as aprendizes a reutilização de roupas usadas que muitas vezes são descartadas, sugeri que trouxessem calças jeans (gosto do jeans devido sua resistência e textura) para produção de bolsas. Esse trabalho de reutilização de material possibilita um redução no investimento de matéria prima, e também exercita a criatividade e proporciona a prática de costura, pois para fazer a bolsa envolve diversas operações.

Bolsa Carol, com flores pintadas por ela própria... um presente para sua mãe...





Bolsa Laís, tipo maletinha. Ela me contou que sua mãe confiscou a bolsa (rs).

Também fez um outra bolsa que não fotografei.

Nataly fez duas bolsas esta é uma delas,


Bolsa Roberto, essa bolsa foi feita com tecido (paetê rosa) que a professora Rosanea havia dado à ele. Eu achei pelas rua do Bom Retiro um retalho (80 cm) de cetim rosa.... Na hora pensei... vou levar para o Roberto... forro para o paetê rosa..... Criamos o modelo, que é uma modificação da primeira bolsa feita por Laís. e foi assim que nasceu a Bolsa em Paetê.



Bolsa Camila – ela apareceu com uma calça muito colorida, uma Sarja estampadíssima !!! mas em tons papel.... mas a bolsa ficou muito legal.




Bolsa Jeans bordada, aproveitando o bordado da calça.



Vanessa, Ingri, Aline também fizeram coisas a partir de outra coisa. Vanessa encurtou uma Jradineira e com o sobra fez uma boina; Ingrid reformou um paletó da década de 80, que pertencia a sua mãe e Aline fez uma bolsa.

Com a produção a partir do reaproveitamento de materiais as aprendizes passaram a ter um série de coisas que produziram, levando para casa e podendo mostrar as peças para sua rede de relação. Este simples ato de ter algo que foi produzido pelo seu trabalho, poder mostrar valoriza a educanda (como produtora de algo belo) e estimulando sua produção.

Quando eu garota mostrava para todos as minhas criações, mostro até hoje... (rs) usar uma roupa que eu mesma tinha feito.... uau!...

Lembro-me da primeira roupa que fiz, anos 80. Era uma saia reta com duas fendas na frente (na direção do joelho), tinha zipper e a cor era marrom. A blusa era um modelo sem mangas, com gola de padre; uma blusa muito simples, mas lembro-me bem da cor era um estampa de florais bem miudinho, em verde, quando lembro ainda tenho a mesma sensação..... sei lá o que aconteceu com essa roupa.

também fiz uma grande saia.... uma ½ godê franzida e transpassada (envelope). Ela era fechada por um sistema de amarração e transpasse através de argola de madeira. Era comprida até o meio da batata da perna.... para usar com essa saia fiz um blusa com decote canoa e manga 3/4 em linho branco; a saia era marrom.

Conto isso para mencionar a importância que as educandas tem em produzir coisas que possam mostrar sua habilidades, esse processo é um grande mecanismo para aumento da autoestima.


Escrito por Luciana Bolognini às 17:03
[] [envie esta mensagem] []



Camisetas e Retalhos

Camisetas elaboras pelos aprendizes do curso na Vitrini da Fenix






Também cortamos tecidos em tiras para confecção de bolsas em patch, entretanto os aprendizes da manhã apenas iniciaram o trabalho que foi deixado de lado devido a grande inconstância da presença destes. As bolsas foram terminadas por algumas alunas da turma da tarde, que já tinham maior habilidade na costura.












Escrito por Luciana Bolognini às 16:35
[] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]