Meu Perfil
BRASIL, Mulher



Histórico


Outros sites
 Luluzinha.com
 Chiquitim Dandô
 Linux
 Organização FENIX
 Saber fazer está na moda
 Gravuras
 Guia Textil
 Costura Perfeita
 Cores - Verão 2007/2008
 300 de de história do Tecido
 Museu do Sapato
 Moda revenda
 Moda V.xame
 La Reina Madre - Bolsas
 Elisângela Rosa - Modelagem
 Modelagem Industrial brasileira


 
Caderno de Campo


colcha de retalhos

Pessoas amigas,

Eu estava fazendo um fotolog, mas achei interessante mudar a minha opção. Resolvi fazer um blog pois assim posso publicar não só fotos como também alguns textos e reflexões.
Primeiramente vou expor o resultado de um trabalho que me deu muito prazer e contribuiu muito para eu voltar a pensar na educação como um processo contínuo, que vale apena se dedicar. Na realidade, eu estava desestimulada devido as experiência de trabalho com a população altamente vulnerabilizada pelo processo social. Grupos que estavam a mercê da sorte e visto pelo conjunto social e poder público como problemas.
Mas, um dia recebi um convite para ser orientadora educacional numa escola para formação profissional (Cenlep), e o mais legal é que eu daria aulas de corte, costura e customização. Aqueles que me conhecem pessoalmente, sabem da minha relação com o mundo dos tecidos, agulhas e linhas. A duração do curso foi de 2 meses, de certa forma, pouco tempo, em média foram 18 encontros com cada turma. Muitas vezes, a moda pode ser vista como uma futilidade, um consumo exacerbado, sem limites. Mas também é por ela que podemos fazer toda uma leitura sobre a sociedade, seus valores, crenças, motivações, contestações e etc. A moda deve ser vista como um código simbólico, de trocas de significados entre grupos – correspondentes ou opostos. Tentei fazer destes momentos as horas mais sociológica que pude. Costuramos, mas também falamos muito. Sobre diversas coisas - juventude, sexualidade, geração de renda e mercado de trabalho, padrões estéticos, gestão de verbas públicas, preconceitos, mercadoria e consumo. Ah! também falamos sobre moda, estilo, cores e como tudo isso demonstra aspectos sociais. Estes encontros proporcionaram a troca de saberes, e isso foi o mais importante neste processo. Ao todo trabalhei com 4 turmas, 1 de manhã (turma mista entre jovens e senhoras), 2 no período vespertino e 1 no noturno (estas turmas em sua maioria eram jovens). Para a formação em moda, especificamente, estava acompanhada de outras duas profissinais, a Débora Nagem, formada em Moda e a Karla Vieira, formada em artes plásticas e pós graduada em Moda. O trabalho delas foi muito importante para o resultado final. Também estávamos acompanhadas de professores de informática e cidadania.

Deixo para vocês um poema do meu amigo Anderson, pois acho que tem tudo haver.

Retalhos

Pedaços passaram
e ficaram...
Aquilo que foi
peramaneceu.

não volta mais ...
fica guardado
cada parte.

... Nos compõem e da forma

Colcha de retalhos...
é o que somos...

O que nos passou ...
... forma, reforma, transforma

amigos, situações,
pessoas, complicalções,
amores, soluções,
coisas, ecplosões

Somos pequenos
Somos pedaços
Somos tudo que passou por nós...

Anderson Rafael


Escrito por Luciana Bolognini às 13:19
[] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]